terça-feira, 6 de dezembro de 2011

RESOLVENDO OS PROBLEMAS DE FORMA LÚDICA NA SALA DE AULA


FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL- FAMASUL
ÂNDERSON LIMA
BRUNA RENATA
JOSILENE MARIA
RESOLVENDO OS PROBLEMAS DE FORMA LÚDICA NA SALA DE AULA DE MULTISERIADO DA ESCOLA CORONEL JOSÉ ERNESTO PEREIRA LIMA
Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado a professora de Prática Pedagógica V Andréa Soraia, pelos alunos Ânderson Lima da Silva, Bruna Renata Cavalcante do Carmo e Josilene Maria da Silva do 5º Período de matemática para Obtenção de nota da 2ª unidade.
.APRESENTAÇÃO
            No dia-a-dia das aulas de matemática, é bastante comum a utilização de exercícios repetitivos, o que usualmente é chamado de “fazer a fixação do conteúdo”.Com isso, pode-se provocar nos educandos uma falsa ideia de que a mera repetição de técnicas e algoritmos proporciona o aprendizado.
A metodologia utilizada para a resolução de problemas é uma possibilidade para reverter o quadro apresentado, uma vez que pode proporcionar condições para que o aluno enfrente novas situações e de forma gradativa amplie seu conhecimento, encarando a aprendizagem como um problema para o qual tem que se encontrar respostas. É nessa perspectiva que se apresenta este projeto, e nele um problema é uma situação na qual um indivíduo precisa ou quer fazer algo, mas desconhece como desenvolver o curso da ação necessária para conseguir fazer o que precisa ou quer.
JUSTIFICATIVA
            Há alguns anos, a resolução de problemas vem sendo estudada e pesquisada como um meio para ensinar matemática. Nela, defende-se a proposta de que conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados por meio de situações-problemas que levam o estudante a desenvolver suas estratégias de resolução. Em resumo, uma situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática.
Contudo, na perspectiva do ensino tradicional, os problemas não têm desempenhado o seu papel de maneira satisfatória, pois tem sido utilizados unicamente como uma maneira de aplicar conhecimento já desenvolvidos pelo educando, sendo na maioria das vezes, mera aplicação de um algoritmo.
            Resolver um problema tornou-se, para o aluno, realizar cálculos com os números que já se encontram no enunciado, ou seja, simplesmente aplicar um conteúdo aprendido.
O problema, na verdade, deve exigir do estudante uma interpretação do enunciado, uma reflexão sobre os dados envolvidos e uma definição de sua estratégia de resolução. Nessa concepção, o educando terá a oportunidade de desenvolver o espírito crítico, o raciocínio lógico, o modo de pensar matemático, bem como perceber que a matemática pode ajudar na resolução de problemas comuns do seu cotidiano.
OBJETIVO GERAL
- Proporcionar reflexões e debates sobre a importância das estratégias na resolução de problemas na formação dos estudantes, com referências aos educadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem a busca pelo conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver habilidades para resolução de problemas.
- Utilizar jogos para o desenvolvimento do raciocínio-lógico.
- Promover interação família/escola, incentivando os trabalhos produzidos pelos educandos.
PÚBLICO ALVO
            Para resolver um problema, o aluno precisa utilizar suas competências para interpretá-lo, identificando os conceitos matemáticos presentes.
Depois disso, é preciso lidar com esses conceitos de modo que seja possível realizar operações matemáticas para que, enfim, possam construir alguma solução lógica para a situação em que cada problema foi apresentado.
            Dessa forma esse projeto vem beneficiar todos os alunos da sala de multiseriado que buscam resolver problemas de maneira lúdica, ampliando seus conhecimentos matemáticos e desenvolvendo seu raciocínio-lógico.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            A resolução de problemas de maneira lúdica pode tornar as aulas mais atraentes, cooperativas, dinâmicas, fazendo com que os estudantes se relacionem com uma maior frequência com os conteúdos matemáticos. Nessas aulas, o professor tem fundamental importância na escolha dos problemas ou na aceitação dos problemas propostos pelos educandos, para que despertem o interesse e desafiem a curiosidade. Como diz Butts (1997, p.48) “Estudar matemática é resolver problemas. Consequentemente cabe aos professores de matemática em todos os níveis, ensinar a arte de resolver problemas”.
            Um problema é visto aqui como sendo “uma situação que se enfrenta sem contar com um algoritmo que garanta uma solução” (Vantwski, 1997 p.270).
Para resolução de problemas, a criança pode vivenciar a alegria e o prazer de vencer obstáculos por meio de investigações, ou seja, por meio do “fazer matemática”, possibilitando a exploração de jogos com a interação adequada do professor, que deve desafiar o aluno a elaborar estratégias, testá-las e confirmá-las, percorrendo caminho da problematização, visando vencer o jogo, isto é, resolver o problema.
Assim sendo, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, em relação à inserção de jogos no ensino da matemática, pontuam que estes: “constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução de problemas e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações – problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações” (p. 46).
METODOLOGIA
            O projeto propõe a resolução de problemas através da ludicidade e de procedimentos aplicados de forma planejada, contínua, progressiva e organizada da seguinte forma: - Construir diferentes jogos matemáticos; - Utilizar os jogos para trabalhá-los em grupos na sala de aula; - Resolver situações - problemas desafiadores e contextualizados; - Participar de gincanas com diferentes jogos e situações – problemas, tendo a participação da família.
            Ao longo do ano letivo as atividades serão apresentadas e desenvolvidas de acordo com o cronograma, desenvolvendo a capacidade de compreender a situação problema.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
PERÍODO (1 MÊS )
Construir diferentes jogos matemáticos.
1ª semana (3 h/a )
Utilizar jogos para trabalhá-los em grupos na sala de aula.
2ª semana (3 h/a )
Resolver situações – problemas desafiadores e contextualizados.
3ª semana (3 h/a )
Participar de gincanas com diferentes jogos e situações – problemas, tendo a participação da família.
4ª semana (3 h/a )
AVALIAÇÃO DO PROJETO
                        A avaliação é um momento muito significativo para o processo de aprendizagem, e a mesma deve ter sempre a preocupação com o desenvolvimento, sendo uma ação compreensiva e mediadora da trajetória dos alunos.
A avaliação sendo realizada na sala de aula ajuda o aluno a aprender e o professor a melhor ensinar. A mesma será realizada através dos trabalhos individuais, coletivos e em grupos, nos momentos das resoluções dos problemas, por meio dos exercícios propostos, observando a participação ativa e o interesse do aluno, na construção dos jogos, onde os educandos estarão sendo avaliados de forma contínua e objetiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 200. Ciclo II: Ensino e Aprendizagem de Matemática no 2º ciclo, p. 125 a 131.
- BRASIL. Referências Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro DP e A, 1999.
- CAMPOS, T.M.M transformando a prática das aulas de matemática. São Paulo: PROEM, 2011.
- DANTE, Luiz Roberto. Formulação e Resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2010.
- FLORES, Claudia, Olhar, saber, representar. Sobre a representação em perspectiva. São Paulo: musa Editora, 2007.

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