segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

OBSCURIDADE DA MATEMÁTICA


Descrição: FAMASULAUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA


OBSCURIDADE DA
MATEMÁTICA

Janilda Ferreira da Silva
José Jailton Marculino da Silva
Lucileide Francisca da Silva

Trabalho apresentado, como requisito parcial a obtenção de nota na disciplina de Prática Pedagógica V, sob a orientação da Profª. Andréa Soraia.
SUMÁRIO

Introdução                                                                                                                           03
Justificativa                                                                                                                          04
Problematização                                                                                                                   05
Objetivo geral                                                                                                                      06
Objetivo específico                                                                                                              07
Metodologia                                                                                                                         08
Cronograma                                                                                                                         09
Avaliação                                                                                                                             10
Fontes Bibliográficas                                                                                                            11

INTRODUÇÃO

            A matemática tradicionalmente tem sido concebida como uma ciência que fornece um amplo instrumental para o pensamento. Tomando por orientação os estudos de Jean Piaget, diremos que a matemática consiste em uma espécie de interface entre o espírito humano e o mundo.
            Sendo assim, é de fundamental importância para o cotidiano, inclusive na construção do conhecimento nas mais diversas áreas e no desenvolvimento intelectual e cognitivo do educando, faz-se necessário um ensino-aprendizagem eficiente. Esta eficiência pode ser alcançada através da utilização de materiais concretos, jogos educativos visando ultrapassar as barreiras entre o educando e o objeto de estudo.
            A formalização de conceitos matemáticos prendidos na escola oferece um estado de segurança, para o indivíduo adquirir embasamento teórico sobre o que está praticando, bem como, deter aquisição de procedimentos para resolver problemas matemáticos. Por outro lado, a Obscuridade da Matemática caracteriza-se como dificuldade no ensino-aprendizagem da matemática, geralmente causando insatisfação para o aluno, tendo em vista a pouca utilização por parte do educador, de recursos adequados que facilitem a aprendizagem.
            Visa-se com este projeto apresentar uma variedade de situações cotidianas em que a matemática se faz presente. Também tratar das relações entre aluno e jogos educativos. Serão apresentadas algumas metodologias que contribuirão para as aulas de matemática, tornando-a espontânea, eficaz e agradável.
JUSTIFICATIVA
            A escola necessita formar cidadãos matematicamente alfabetizados, que saibam como resolver de modo prático, seus problemas. Para isso, é necessário que o educando seja um indivíduo participativo e atuante, através do uso de aparatos pedagógicos como forma de diminuir ou erradicar os problemas gerados pelas dificuldades de aprendizagem, consequência de um sistema tradicional de ensino na matemática.
            Entretanto a Obscuridade da Matemática origina-se da insatisfação durante o aprendizado. Este fato acontece porque muitos têm dificuldades para adquirirem rapidez e fluência em simples cálculos: adição, subtração, multiplicação e divisão.
            As áreas usadas para a linguagem escrita são usadas também para outros materiais simbólicos, incluindo números, fórmulas, gráficos, diagramas, espaço, tempo entre outros.
            Segundo Piaget, “O propósito baseia-se na estimulação da aprendizagem nas seguintes áreas, manipular, seriar, classificar, transportar, juntar. Trata-se de desenvolver o pensamento pré-operacional”.
            É importante destacar que a matemática deverá ser vista pelo educando como um conhecimento que pode favorecer em seu dia-a-dia, estando ligada a todas as atividades humanas, pois estamos sempre contando, medindo, enumerando, classificando, seriando e abstraindo quantidades. Alcançando assim uma maior eficiência no ensino-aprendizagem.

PROBLEMATIZAÇÃO

            A matemática é uma disciplina com características específicas. E para compreender os conteúdos faz-se necessário uma participação ativa, um envolvimento direto por parte do educador.
            A mesma é vista como uma disciplina chata e monótona, pois diversos educandos sentem inúmeras dificuldades em compreendê-la.
            Com finalidade de amenizar essa situação apresentamos alguns jogos que contribuirão de forma significativa no desenvolvimento do educando.
            Possibilitando ao mesmo perceber que a toda instante usamos a matemática, pois a mesma está inserida em nosso cotidiano.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar metodologias que reduzam as dificuldades na compreensão e resolução de problemas, dos alunos do 3º ano, afim que os mesmos desenvolvam seus cognitivos intervindos de forma adequada frente aos desafios propostos.

OBJETIVO ESPECÍFICO
·         Observar o processo de raciocínio do educando nas aulas de matemática.

·         Desenvolver no educando a busca de novas descobertas, possibilitando ao mesmo compreender que a matemática está presente no seu dia-a-dia.

·         Incentivar a motivação do educando.

METODOLOGIA

            Com intuito de tornar as aulas de matemática mais dinâmica e participativa poderemos inserir jogos como: Dominó, Receitas culinárias, Bingo, Tangran, Pizza numérica, Mankala, Jogo da Velha e outros.
            Pois os mesmos facilitarão a compreensão e fixação dos conteúdos que serão mostrados.

CRONOGRAMA


ATIVIDADES

PERÍODO
(1 mês)


Aplicação do jogo Mankala




1ª semana


Aplicação do jogo Bingo




2ª semana


Apresentação do jogo Pizza Numérica




3ª semana


Apresentação do jogo das Operações




4ª semana

AVALIAÇÃO
            Critérios:

- Comprometimento e envolvimento com as atividades.

- Entendimento e compreensão das atividades propostas.

- Exercícios e trabalho em grupo.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS

            Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN’s Matemática/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental, vol. 03, 3ª ed. A Secretaria, 2001. 168p.
           
Revista Nova Escola. Fundação Victor Civita. Editora Abril. Ministério da Educação. FNDE. Ano XXVI. 2011.
Site: http:// www.novaescola.org.br

BORIN, J. Jogos de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática  São Paulo IME-USP; 1996.
 
BRENELLI, P. R. O jogo como espaço para pensar. São Paulo: Papirus, 1996.

TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1968.

Um comentário:

  1. Comentário dos Projetos de Intervenção
    Após observar o Projeto Obscuridade da Matemática percebemos que a inclusão dos jogos matemáticos promove aos educandos maior compreensão dos conteúdos vivenciados, visando uma aprendizagem diversificada, prazerosa e participativa.

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