sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE AS 4 OPERAÇÕES


  FACULDADE DE FORMAÇÃO DEPROFESSOES DA MATA SUL - FAMASUL
CURSO DE LICECIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, 5º PERÍODO
EQUIPE: MARCELO MORAES
                    CLAUDENICE RIBEIRO
            KLEBER EUGÊNIO
BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE AS 4 OPERAÇÕES


Trabalho   de  curso  apresentado  a   Faculdade
                                                 De  Formação  de  Professores   da   Mata  Sul
             (FAMASUL), como atividade parcial da disciplina
Prática   Pedagógica  do    Período  do  Curso
 De Licenciatura  Plena  em  Matemática,  sob  a
Orientação  da  tutora  Andréia Soraia.
INTRODUÇÃO
 É consensual a idéia de que não existe um caminho que possa ser identificado como  único e melhor para o ensino aprendizagem de qualquer disciplina, em particular, da matemática. Onde trabalhamos com brincando também se aprende as 4 operações matemática, para alunos do 6ºano, do ensino fundamental, da escola almirante Tamandaré. No município de Tamandaré-PE. No entanto, conhecer possibilidades de trabalho em sala de aula é  fundamental  para que o professor construa sua prática.Constata-se que o conhecimento matemático oferecido pela maioria das escolas, métodos de ensino que induzem a aprendizagem esta ligada a atender às  necessidades sócio-culturais do país, o que desencadeia uma série de fracassos na  aprendizagem dos alunos.Em conseqüência disto, parece haver consenso entre os educadores a respeito da necessária alteração nos processos de ensino aprendizagem da matemática, como decorrência dos críticos índices de desempenho na disciplina, da pouca motivação que o estudar traz para os alunos e do distanciamento que se percebe existir entre o que os alunos  aprendem na escola e a transposição de tal saber para o exercício da cidadania. Por isto este projeto de intervenção em sala de aula, obtem o intituito de atender as necessidades dos alunos. Através de jogos e brincadeiras, que é uma maneira bem mas prazeroso em aprender as 4 operações matemática.
CRONOGRAMA
1º AULA
APRESENTAÇÃO DOS JOGOS
2º AULA
CONSTRUÇÕES DOS JOGOS
3º AULA
PESQUISA DE ATIVIDADES LÚDICAS
4º AULA
PROVA AVALIATIVA

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE AS 4 0PERAÇÕES
Nos dias atuais tem-se questionado muito sobre: a forma tradicional de educar e o modo de transformar a aula em um ambiente estimulante para o educando. As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Pois, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina; sente dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância. Este trabalho busca fornecer um recurso didático que possa despertar o interesse dos educando através jogos matemáticos construídos a partir de materiais recicláveis. O jogo, na Educação Matemática, "passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem.

Nosso propósito aqui é discutir a introdução das  crianças à matemática, ou seja, como oferecer às crianças, no início da escolaridade, atividades que propiciem oportunidade de construir os conceitos fundamentais para o acesso ao conhecimento científico, mais especificamente, matemático. Assim, é a criança que constrói esse conhecimento refletindo sobre suas ações. Essas reflexões são um processo contínuo em que cada nova experiência é integrada às experiências anteriores, resultando na construção de conceitos cada vez mais complexos. Nesse processo, a qualidade das experiências é um fator muito importante e depende de várias condições, como a interação com oscompanheiros, a relação professor-aluno e os materiais didáticos.
A nossa preocupação será discutir esses três  fatores nas atividades propostas para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares:
• a interação entre companheiros;
• a relação professor-aluno;
• o material didático.
A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente" 
Com o uso de materiais recicláveis além de promover uma sensibilização da necessidade do reaproveitamento de material de sucata têm-se o objetivo de sensibilização sobre a produção e destinação do lixo. A confecção desses jogos provocará a interação entre professores e alunos, pois os mesmos serão elaborados a partir de materiais que não requerem, necessariamente, recursos financeiros, visto que serão utilizados materiais recicláveis e essa mobilização possibilitará uma maior interação entre o grupo.Os jogos como recurso para ensinar matemática,  Os jogos são um instrumento de aprendizagem muito importante para desenvolver a motivação na criança, “Kishimoto (2007) explica que, no Renascimento, o jogo era visto como uma conduta livre, que favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo”.  Assim, os conteúdos deveriam aparecer em forma lúdica, deixando de lado práticas como o uso da palmatória e da extensa oratória.
 pois a partir do 6º ano serão constantemente usadas em situações matemáticas mais complexas, tais como problemas e relações com situações cotidianas. 
Uma ferramenta para a avaliação dos alunos em relação às operações é o uso dos jogos que envolvem situações de operação entre números,
 Exemplo:
 O jogo matemático sugerido é o BINGO DAS OPERAÇÕES, onde os alunos estaram trabalhando diretamente com as quatro operações matemáticas de acordo com o ano em que estiver cursando.
Materiais:
Caixas de cereais ou papelão para confecção das cartelas;
60 Tampas de garrafas PET (média)
02 garrafas PET
01 caixa de sapato
Jornal Régua, canetinhas, fita adesiva
Grão para a marcação

Número de participantes: 2 ou mais jogadores
Faixa etária: A partir de 7 anos

Confecção do bingo:
1. Cortar retângulos com as caixas de papelão (16 x 14 cm) e depois dividir cada cartela em 9 quadros para em seguida ser colocada em cada quadro uma operação matemática.
2. Para fazer o sorteio deve ser colocado no verso de cada tampinha de garrafa PET um número que corresponda a um resultado das operações matemáticas presentes na cartela.
3. Os resultados ficarão dentro de um recipiente feito de garrafa PET para o sorteio. Para confecção desse recipiente deve-se cortar as garrafas PET e uni-las pelo gargalo e em uma delas produzir um alavanca de jornal e fita adesiva para misturar as tampas. O suporte que ficará a roda do bingo será feita de caixa de sapato.
Como jogar:
As cartelas serão distribuídas aos jogadores e será dado um tempo de cinco minutos para a resolução das operações presentes nela.
Para dar início à partida, todos os participantes devem estar atentos aos números cantados e aos resultados de suas cartelas.

Vencedor:
Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro.

O Bingo das Operações é apenas um dos muitos tipos de jogos que podem ser utilizados em sala de aula para o ensino da matemática. O importante  é que o professor tenha objetivos claros do que pretende atingir com a atividade proposta. O jogo é um facilitador da aprendizagem, pois mobiliza a dimensão lúdica para a resolução de problema, disponibilizando o aluno a aprender. 
CONCLUSÃO
Em verificar em que medida de uma intervenção  pedagógica, via jogos de regras e bricadeiras em sala de aula, foi bastante aproveitoso à construção da noção das 4 operações básicas  para as crianças. Participaram da pesquisa o 6ºano de uma classe de ensino  fundamental de uma escola do município de tamandaré. com o intituito de avaliar o conhecimento prévio das noções de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Onde descobrimos que é de grande importância trabalhamos através dos jogos e brincadeiras com as 4 operações, consistiu em verificar a  evolução para os alunos após serem submetidos a uma intervenção com jogos de regras. O Desenvolvimento positivo do comportamento dos alunos em  relação à matemática. Pode-se dizer, de acordo com os resultados obtidos, a intervenção via  jogos permitiu expressivas evoluções nos sujeitos estudados, tanto no que concerne que resolveu numa construção das noções das operações como na elaboração de novas estratégias de solução de problemas. Palavras-chave:  Educação matemática, Jogos didáticos, e as 4 Operações . para os alunos obterem sucesso em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário